Trabalhai no Vosso aperfeiçoamento (2 Cor 13,11)

A Palavra de Deus, sempre rica em seus ensinamentos, chama-nos a nos preocuparmos com o nosso aperfeiçoamento. Mas que aperfeiçoamento é esse a que o próprio Deus, em diversos versículos, insiste em nos convocar?

A meta para nós é a santidade, pois em outro momento Ele mesmo diz: Sede santos porque Eu sou santo (Lv 11, 44-45). Aqui está o caminho no qual eu e você devemos empenhar os nossos esforços e no qual precisamos, constantemente, nos aperfeiçoar. Daí o direcionamento: “trabalhai pelo vosso aperfeiçoamento”.

Nessa Palavra, encontramos um convite ao esforço. Não podemos nos excluir, é preciso fazer a nossa parte. Iluminados pelo Santo Espírito, precisamos nos corrigir, fugir das coisas que nos são causa de queda e que nos distanciam cada vez mais da nossa verdadeira essência. Já dizia Santo Agostinho: “O Deus que te criou sem ti, não te salvará sem a tua cooperação”.

Por isso, não tenha medo de lutar, de buscar a cada dia as coisas que te aproximam daquilo que Deus quer para ti. O mundo não nos entenderá, seremos desprezados, perseguidos, mas não deixemos de nos esforçar em vista do nosso aperfeiçoamento. Deus está conosco, e há um lugar na presença dEle especialmente reservado para que eu e você o ocupemos.

O desejo do Pai é que façamos parte da Sua vida; Ele a quer partilhar conosco. E só é possível participar da vida de Deus se formos santos. Mas o mais interessante é que Deus já nos olha assim: como homens e mulheres capazes de viver a sua vida e de fazer parte do Seu Reino. Para isso, precisamos crescer como filhos de Deus, pois Jesus veio a terra para nos ensinar a vivermos como filhos, porque Ele é, como dizia São João Paulo II, “o rosto divino do homem”; Ele é o que nós precisamos ser. Olhando para Ele nos encontramos!

É preciso travar uma luta contra o pecado todos os dias. Não podemos desanimar diante das quedas, pois a misericórdia do Senhor é eterna e se renova a cada manhã. O Pai não quer que sejamos sem defeito, mas que não nos acostumemos com os lugares onde o pecado muitas vezes nos coloca. Ele quer que entendamos que o nosso lugar é na sua casa – ou melhor, em seus braços!

De certo, existe uma distância enorme, mas se o Pai nos chama ao aperfeiçoamento da nossa vida enquanto filhos é porque isso está ao nosso alcance, como nos diz Santa Teresinha: “A santidade está ao alcance de todos”. O segredo é a confiança de que Deus está sempre ao nosso lado, cooperando, em tudo, para o nosso aperfeiçoamento. Da nossa parte, é preciso um lançar-se confiantemente nesse Amor que tudo recupera.

Bom trabalho!

Paz e bem!

Missão da Solidariedade

Sua doação leva almas pra Deus, renova a esperança e transforma vidas. Seja sócio, seja solidário. Ajude-nos a evangelizar e evangelize connosco!

Textos Recentes

Pular para o conteúdo