Paz e bem!
“Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu nele.” (João 6,56)
Na Eucaristia, Jesus nos oferece não apenas um símbolo de seu amor, mas a si mesmo por inteiro. Quem comunga de seu Corpo e Sangue entra em uma comunhão profunda, real e transformadora. Jesus Cristo passa a habitar em nós, e nós, n’Ele. Não é apenas uma presença espiritual, mas uma união real, que nos conforma a Ele, moldando nosso coração ao d’Ele.
Esse mistério eucarístico está no centro do carisma da Comunidade Crux Sacra — do sacrifício da cruz à sua ressurreição —, chamada a ser e criar espaço de misericórdia. Tanto é assim que ele está cravado no próprio sinal que carregamos sobre o peito.
Permanecer em Cristo é o primeiro passo. Cada membro da Crux Sacra é chamado a ser, por onde passa, um sacrário vivo — alguém em quem Cristo realmente habita e, através de quem, Ele se revela ao mundo.
“Eu dou a minha vida a Cristo, e Ele dá a minha vida àqueles que necessitam.”
Um coração eucarístico se torna, naturalmente, um coração misericordioso. Deixar-se habitar por Ele é permitir que Sua presença transforme nossa maneira de ser, pensar e agir. Viver a Eucaristia — comer e beber — é, portanto, viver o carisma na essência de Cristo, como sinal de misericórdia no meio das feridas da humanidade.
Alimentar-se d’Ele nos revela quem somos ao mundo.
Leonaldo Cordeiro
Fundador e Moderador Geral da Comunidade Crux Sacra