Na festa da Exaltação da Santa cruz, 14 de setembro de 2024, na Capela de Santa Teresinha, Itambé- PE, toda a Comunidade Crux Sacra se reúne na Celebração da Santa Missa e realiza o Ato de Compromissos de seus membros diante da Igreja presente.
Dom Francisco Lucena quem presidiu a celebração juntamente com Pe. Marcos Henrique, Vigário da Paróquia de Nossa Senhora do Desterro (Itambé-PE).
Durante a homilia Dom Francisco, relata da sua alegria de estar presente neste momento: “Que bom que estamos aqui reunidos para esse compromisso de renovação nesta caminhada do SIM a ao Chamado de Deus”. Em suas palavras após saudar aos membros da Comunidade Crux Sacra pela celebração dos 20 anos de caminhada juntos, faz reflexão sobre o Mistério da Cruz dizendo que a cruz é um mistério que só pode ser compreendido com amor; é vista como loucura pelo mundo mas a Igreja proclama que a vida brota do absurdo da cruz.
Quando fala significado profundo da Cruz, o Bispo enfatiza que a cruz representa as dores e injustiças do mundo e nelas questiona-se, inevitavelmente, onde está Deus nas dificuldades humanas. Porém São Paulo destaca que não devemos nos gloriar senão na cruz de Cristo; ela está no centro da fé cristã. A cruz é vista como tragédia e escândalo, refletindo toda dor e solidão humana. Quem não enfrenta essas questões não pode proclamar o triunfo do Senhor. Temos necessidade da Cruz por que a ressurreição de Cristo mostra que o sofrimento é necessário para entrar na Glória.
E ainda faz uma advertência para não se deixar enganar pela ilusão de um Cristo sem cruz ou uma cruz sem Cristo; essas são as duas tentações enfrentadas pelos cristãos. A primeira tentação é seguir um “Cristo sem Cruz”, que representa um mestre espiritual que promete conforto sem sofrimento. Isso desvirtua a verdadeira essência do cristianismo.
A segunda tentação é viver a “cruz sem Cristo”, resultando em angústia e desespero, pois a cruz sozinha, sem esperança, leva à tragédia.
Leia esse trecho de sua fala:
No evangelho de hoje que era necessário passar pela Cruz diz do mesmo modo que Moisés levantou a serpente no deserto assim é necessário que “o Filho do homem seja levantado. Palavra impressionante confirmada após a ressurreição. Era necessário que o filho sofresse tudo isso e assim entrasse na sua Glória. Por que era necessário? Porque o caminho do Cristo e do Cristão tem que estar a cruz Bendita e maldita. Por que e para quê? Para mostrar-nos até onde o pecado nos levou e até onde o amor de Deus está disposto a ir por nós.
Cuidado, meus irmãos e irmãs, jamais se fascinar por uma ilusão de um Cristo sem Cruz ou de uma cruz sem Crist. Estas são as duas tentações. A primeira tentação é um cristão, um Cristo sem Cruz Cristo, ou seja um mestre espiritual que te leva em frente tranquilo, não há sofrimentos ou então o Cristo sem Cruz é nada mais do que um mestre. E não é isso! A outra tentação é a cruz sem Cristo. A angústia de permanecer rebaixados com o peso do pecado, sem esperança. só a cruz sem o Cristo é uma tragédia! Acredite meu irmão e minha irmã a cruz é um mistério de amor. A cruz é fiel, a cruz é nobre! Vivemos no mundo crucificados somos uma humanidade crucificada porque nos afastamos da vida. Era necessário mostrar a gravidade do nosso pecado, da nossa loucura de querer construir nossa existência nossa vida sem Deus. A cruz joga-os na realidade da vida e do mundo realidade crua mas cheios de esperança, pois sabemos que Cristo fez da Cruz um sinal de amor e ressurreição. Por isso a cruz era necessária. Por isso hoje louvamos o mistério da cruz. Por isso nos dispomos a não só traçar o sinal da cruz sobre nós com devoção, mas viver nossa cruz unidos a Cristo.
Hoje cada um de nós, pergunte a si mesmo, Cristo crucificado é para mim mistério de amor? Será que eu sigo Jesus sem Cruz, o mestre espiritual que enche de consolação, de bons conselhos? Sigo a cruz sem Jesus, queixando-se sempre, com este masoquismo do espírito? Ou ainda deixo-me levar por este mistério do rebaixamento da aniquilação total e do enaltecimento do Senhor?
Peço que o Senhor nos conceda a graça de entrar com o coração, com a mente , com o corpo neste mistério de amor que Nossa Senhora das Dores São Bento e todos os nossos intercessores ajude-nos a compreender com o coração o mistério da Cruz, mistério de amor, (o sinal da cruz,sinal do Cristão é o sinal da presença de Cristo entre nós) para que não nos esqueçamos da missão que Cristo nos confiou que vos confiou e vos confia sempre que o Senhor nos conceda graça de também segui-lo e segui-lo na cruz.
O ato de compromisso dos membros da Comunidade é um momento especial na vivência do chamado. Na ocasião houve a bênção das insígnias (nova medalha para os consagrados) como símbolo do compromisso com Jesus Cristo.
Por ser uma comunidade leigos, não se fazem os votos próprios dos religiosos, mas sim o compromisso de viver a pobreza, a castidade, a obediência e a alegria, dentro de cada estado de vida, através de uma promessa deliberada e livre. Durante a cerimônia, os membros renovam seu compromisso diante do altar, enfatizando a importância da obediência aos princípios divinos e à vida fraterna dentro da Comunidade. É destacado o chamado à santidade através do ardor missionário; Ser e criar espaços de misericórdia em suas vidas diárias. Para tanto graça divina é solicitada para sustentar essa vocação.
Na ocasião presenciamos o compromisso de José Jefferson. Ele que passou pelo período de encontros vocacionais e do pré-discipulado, que integram a primeira fase de discernimento da Comunidade. Após esse período, inicia-se uma nova etapa, agora como MEMBRO da Comunidade Crux Sacra. Ele recebe a Cruz das mãos do fundador, como sinal do discipulado, e também o nosso Estatuto, como princípios de vida a serem seguidos em sua vivência comunitária.
Antes do final da celebração o fundador Leonaldo Cordeiro dirige palavras aos participantes, ressaltando a importância deste momento histórico para a Comunidade Crux Sacra. Uma saudação especial é feita aos presentes e aqueles que acompanham pela internet. Menciona José Jefferson o novo membro, que ingressou na Comunidade Crux Sacra após uma experiência vocacional significativa. É enfatizado que a conversão é um caminho que envolve assumir a cruz, levando à mudança e entrega a Cristo Jesus.
Um dos momentos marcante de sua fala é quando confirma uma fala do bispo sobre ser seguidor do Sim. E diz :
“Esses são os seguidores do Sim! A Comunidade Crux Sacra quer viver o Sim de Cristo, o Sim de Cristo a Deus… Para nós como Comunidade Crux Sacra, o próprio nome já traz algo impactante: Crux Sacra, Cruz sagrada, Cruz santa.”
Leonaldo destaca os 20 anos da Comunidade como um presente de Deus, mencionando a entrega do estatuto aos membros e ao Bispo Dom Lucena. Os novos membros são incentivados a serem valentes em sua vocação, sendo considerados guardiões do Carisma Crux Sacra.
Apesar de ser uma comunidade pequena, o fundador ressalta a presença marcante em várias localidades, como João Alfredo, Condado, Lagoa de Itaenga, Garanhuns, Carpina, Itambé, Pedras de Fogo e Limoeiro.
Falou sobre as mudanças que aconteceram na Comunidade como por exemplo, no sinal peitoral e a remoção do uniforme tradicional, a blusa.
O sinal peitoral, de uso dos consagrados, não traz mais a cruz de madeira apenas a medalha. Ele faz uma breve explicação a respeito do Sinal dos Consagrados:
A medalha é redonda representa aqui dois significados importantes: o primeiro que a gente traz é o globo terrestre, e por trás dele está a Eucaristia por isso ela parece assim de longe, uma hóstia. O que significa para nós, a Consagração a Deus por meio da Comunidade Crux Sacra. O globo, se vocês puderem olhar depois mais de perto, ele tem uma cruz um pouco inclinada como se alguém estivesse carregando. Essa Cruz, seu fundamento bíblico está em Lucas 9, 23: ‘Aquele que quer me seguir renuncie a si mesmo toma a sua cruz e siga-me. ’ Pois aquele que negar a cruz irá se perder mas aquele que assumir irá se salvar. Então para nós é uma profecia ter o globo terrestre, que é o mundo, ter a cruz de Cristo porque Ele veio salvar o mundo, e só vai salvar aquele que assumir a sua cruz. Então a missão da Comunidade Crux Sacra é fazer com que a gente leve a cada uma das pessoas um espaço dessa misericórdia de Deus que Ele abriu no alto da Cruz. Olha que bonito! A Comunidade tem o Carisma, a vocação de Ser e Criar espaços de misericórdia, e é por meio desse caminho de dor de sofrimento de conversão que Deus nos dá graça de mostrar às pessoas de que é possível vencer. A vitória vai prevalecer por isso que os consagrados da Comunidade Crux Sacra usam esse sinal, para mostrar que o consagrado é aquele que zela, que se dedica, que sua, que luta que defende e que proclama que Jesus é o Senhor, que Jesus não está morto, mas que ele está vivo e ressuscitou.
Após 20 anos, foi decidido retirar a blusa marrom, que era tida como uniforme tradicional da Comunidade com o objetivo de refletir melhor sua identidade. Argumenta que não precisam mais usar uniformes padronizados; ao invés disso, devem ser sinais vivos da presença de Deus entre as pessoas.
Leonaldo também, ao expressar gratidão por seus 30 anos de matrimônio, se emociona destacando o apoio fundamental de sua esposa em sua jornada espiritual.
Finalizando sua fala, faz os agradecimentos ao Clero. Ele agradece ao Bispo pela orientação contínua e à presença do Padre Marcos durante os eventos comunitários.
Vale destacar ainda, que antes da benção final, Dom Francisco de Lucena faz um bonito pelo às Vocações. O Bispo pede para que mais pessoas conheçam a Comunidade Crux Sacra, incentivando experiências que possam tocar o coração dos indivíduos para se unirem ao carisma e missão da comunidade.
Eu faço um apelo, esse chamado já: Quem conhecendo esta Comunidade que possam fazer uma experiência também conhecer mais ainda. E olha: Deus vai tocar no coração para que você também possa se unir neste carisma e nesta missão!Com toda a igreja assim rezemos para que muitas vocações para esta Comunidade Crux Sacra possam nascer, possam ser cultivadas e possam ser efetivadas, esta caminhada, neste Carisma. Assim parabéns por toda a Comunidade por esse momento tão familiar bem descontraído, nesta celebração de Ação de Graças a Deus.
Assista no Youtube o a transmissão de todo esse momento especial: Missa de Compromissos ao Vivo
Nós vos adoramos Santíssimo Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos porque pela vossa santa Cruz remistes o mundo.